29 maio, 2006

Paraíso se mudou para lá

Na fazenda, o céu mais estrelado de toda minha vida! Fiquei a contemplá-lo por muito tempo, maravilhada com os incontáveis pontos que cintilavam na imensidão. Também um pouco entristecida pelo fato de que as luzes da cidade não me permitem ver tanta beleza que sempre esteve sobre a minha cabeça, todos os dias.

Olhar um céu assim me faz pensar em coisas muito grandes, como a vastidão desse Universo, e também em coisas relativamente muito pequenas, como a minha vida. É bom pensar nessas duas coisas juntas.

Estrelas cadentes riscavam o céu por frações de segundo: pedidos e pensamentos bons. :-)

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-Ias, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto ...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."
[Olavo Bilac]