24 fevereiro, 2006

Sorria, você está sendo filmado

Anoiteceu. Na sala vazia, o único barulho que se ouvia era o tec-tec do meu teclado e o ar condicionado deixava o ambiente frio demais. "Está frio, eu não trouxe blusa e ainda há um longo caminho até chegar em casa", pensei. Desanimada e mal-humorada, eu só queria que o trajeto até minha casa passasse da forma mais despercebida possível.

Ao descer as escadas e abrir a porta do prédio, a primeira surpresa: a noite estava quente, o céu mostrava-se desenhado de nuvens e brilho de lua e uma brisa suave passeava pelo ar. Pessoas conversando pelo caminho riam alto e andavam animadas. Naquele momento, a minha indisposição para completar o trajeto até minha casa desapareceu, e a idéia de caminhar um pouco e pegar 2 ônibus para chegar em casa não me pareceu de todo ruim: "está uma noite muito agradável para uma caminhada".

Surpreendentemente, na noite passada dei de cara com a felicidade. Quando esperava encontrar apenas pessoas carrancudas, cansadas por mais um dia de trabalho, encontrei gente que trazia no rosto o sorriso aberto. A cobradora e o motorista conversavam animadamente, e recebiam cada passageiro como se fosse um amigo. Os passageiros sorriam, faziam piadas, falavam da vida e quando desciam desejavam um bom feriado a todos que ficavam. O motorista abriu o porta-luvas e de lá tirou um punhado de balas para a criança que vinha no colo da mãe. O vendedor no semáforo, tão sorridente, oferecia flores como se dentro de cada carro houvesse um casal apaixonado. O boa-noite que ganhei do senhor da banca de revistas soou realmente como um desejo de boa-noite.

Felicidade é realmente contagiante. É muito importante para o mundo que se mostre a felicidade que cada um está sentindo. Saí da minha sala de trabalho carrancuda, indisposta e infeliz. Cheguei em casa leve e contente. A noite estava realmente boa. Impossível não querer dividí-la com quem se ama.