13 março, 2006

Tá na mesa

Adoro cozinhar... Cozinhar devagar, sem pressa. Sentir o cheiro da comida que vai ficando pronta. Cortar as coisas delicadamente, mexer... Adoro a diversidade das colheres, espátulas, as facas bem afiadas, as cores dos ingredientes. Inventar receitas novas, misturar sabores que gosto.
Cozinhar é terapêutico. Relaxa, distrai, alegra. É um ritual de amor do cozinheiro para quem vai comer o prato que está sendo preparado. Cozinhar com carinho é o grande passo para que o resultado seja delicioso, por mais simples que seja a receita.

Meu bolo de banana
Ingredientes
8 bananas médias
1 ovo
5 colheres de açúcar
250 ml de leite
3 colheres de mel + um pouco para o final
1 colher de canela
7 colheres de farinha integral
3 colheres de aveia em flocos
3 colheres de granola com frutas secas
1 colher de fermento
1/2 limão
1 copo de água

Pra começar...
Esprema o limão e misture-o na água. Separe esta solução. Lave direito a mão depois disso, porque limão mancha a pele, viu!
Amasse com um garfo 5 bananas e acrescente 4 colheres da solução de limão à mistura. Amasse bem, até ficar uma massa bem bonita! Reserve.
Fatie as 3 bananas que sobraram. Corte cuidadosamente em pedaços regulares, com um pouco menos de 0,5 cm de espessura. Deixe as fatias de molho na solução de limão restante.
Peneire a farinha e misture-a com a aveia e com a granola. Reserve.
Peneire o açúcar e reserve-o. Peneirar coisas lembra aquela época que a gente brincava na areia da praia, com o baldinho, a peneira e as pazinhas...
Misture 1 colher do açúcar peneirado com a canela e reserve. Canela tem o cheiro tão gostoso...
Separe a clara da gema, bata a clara em neve e reserve as duas partes. Clara em neve é tão bonito, né?

Preparo
Com a batedeira, bata a gema, as 4 colheres de açúcar restantes, o mel e a mistura de banana amassada até obter uma massa bem homogênea. Em seguida, dispense a batedeira e adicione à massa alternadamente um pouco da mistura de farinha, aveia e granola e um pouco de leite, mexendo carinhosamente com um fuê (esse instrumento de cozinha tão bacana!) ou com um garfo grande. Depois, acrescente a clara em neve: coloque metade da porção, misture delicadamente e depois coloque a outra metade. Assim, a massa vai ficar com uma textura bem aerada... No final, adicione o fermento e misture com cuidado, apenas o necessário para dissolver o fermento.

Finalizando
Coloque a mistura da massa numa forma untada e enfarinhada (de preferência de aro removível). Descarte a solução de limão das fatias de banana, escorrendo-as. Distribua uniformemente as fatias de banana sobre a massa do bolo, cobrindo-o para ficar bem bonito. Com auxílio de uma pequena peneira, cubra o bolo com a mistura de canela e açúcar, fazendo uma camada fina e uniforme. Coloque em forno pré-aquecido e asse a 200 graus por cerca de 30 minutos. Deixe a porta da cozinha bem aberta para perfumar a casa toda com o aroma maravilhoso da massa assando, o cheirinho da banana com canela e açúcar...
Depois de assado, remova o bolo da forma e coloque numa bandeja bem bacana... Coloque também um pouco de mel a gosto por cima para ficar mais bonito e gostoso. Sirva com um sorriso, coma com outros mais.